terça-feira, 3 de julho de 2012

O Força Jovem nos 35 anos da IURD


 

Por meio de seus vários projetos, o grupo que mobiliza a juventude mostra que a vitória é possível, mesmo diante dos problemas tão comuns aos adolescentes e jovens




Ser jovem é algo festejado pela mídia, pelas artes e por todos, em qualquer âmbito. Uma época de muita energia, aspirações, conquistas e diversão. Mas é justamente nesta fase que algumas das piores tentações e diversos perigos podem prejudicar e até destruir de vez uma vida: vícios, prostituição, bullying, violência. Na contramão do que o mundo oferece como tentadoras iscas que levam à perdição, a IURD oferece a adolescentes e jovens uma opção diferente e que faz diferença a muita gente: o grupoForça Jovem (FJ), atuante em vários países.
O Força Jovem começou seus trabalhos em 1978, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ). Atividades culturais, esportivas, assistenciais e espirituais conduziram vários jovens ao caminho de Deus, assim como recuperaram outros de escolhas erradas que os levariam ao fim. Vários se tornaram livres do vício em drogas, álcool, prostituição e até do banditismo. Não só reouveram seu lugar de direito de filhos de Deus como levam a outras pessoas a mesma escolha.
A atuação do Força Jovem na evangelização é intensa. É o Evangelho indo aonde mais se precisa dele, seja pela pregação, pelas atividades culturais, a prática esportiva, a vida estudantil, o engajamento social ou a ajuda direta às pessoas carentes.
O FJ abriga vários outros grupos, de acordo com a área social de atuação:

Dose Mais Forte
Muitos dos que hoje fazem parte do FJ já tiveram, direta ou indiretamente, suas vidas ameaçadas pelas drogas. Por pouco não foram totalmente destruídos. O Dose Mais Forte aproveita a experiência destes jovens que já estiveram “do outro lado” e o venceram para mostrar a outros que também é possível a eles a vitória, bem como alertam a muitos antes que caiam. Jesus e a fé são doses mais fortes que qualquer droga, sem as falsas promessas delas.
Palestras e outros eventos mostram que a total recuperação dos dependentes químicos é uma realidade palpável e possível.

Jovem Nota 10
Independentemente da classe econômica, milhões de jovens têm dúvidas na escola e na faculdade. OJovem Nota 10 foi criado para esclarecer essas dúvidas à parcela da juventude entre 14 e 25 anos.

O projeto contribui para o crescimento intelectual, cultural e espiritual dos adolescentes, promovido por mais de 300 professores voluntários de todas as áreas escolares e acadêmicas, inclusive no que diz respeito ao ensino profissionalizante – e a tão temida fase pré-vestibular. Até mesmo um curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para comunicação com surdos é oferecido, além de um curso a preços bem camaradas para pequenos empreendedores.
Se Liga 16
É um movimento de cidadania que leva aos jovens de 16 anos ou mais o conhecimento sobre seus direitos e deveres. Mostra a eles que seu papel na sociedade é bem mais do que somente o de espectador passivo de tudo o que acontece ao seu redor. Leva-os à obtenção de seus documentos básicos, como Registro Geral (RG, ou Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor.

Os jovens participam de eventos em que oferecem serviços à comunidade, no que diz respeito à saúde, documentação, elaboração de currículos, orientação jurídica e outros.
Esportes
O FJ está presente em alguns dos mais importantes esportes praticados e apreciados pela juventude. Por meio da atividade desportiva saudável, orienta, ensina e integra.

Diversas modalidades esportivas têm servido como uma preciosa chance de os jovens descobrirem os cuidados com a saúde e com o espírito, vencendo os desafios físicos e fortalecendo a fé diariamente. Entre os esportes utilizados pelo projeto estão o futebol, o vôlei, o basquete, o surfe, o judô e várias outras.
Cultura
De nada adianta querer fortalecer a fé e o corpo sem o uso da inteligência. O FJ atua intensamente no que concerne à cultura e às artes. Dança, música, escrita, teatro, vídeo e várias outras formas exercitam a mente e levam para mais perto de Deus.

Muitos jovens não teriam, não fosse pela FJ, acesso a lugares relevantes à boa formação cultural, como cinemas, museus, teatros e até mesmo passeios de cunho ecológico e histórico.
Reconhecimento das autoridades
Volta e meia, líderes municipais, estaduais e até federais enaltecem as atividades do Força Jovem em todo o Brasil, atestando sua relevância para a promoção do bem-estar social.  
Frequentemente, autoridades em todo o Brasil prestam homenagens ao Força Jovem, evidenciando a parcela da juventude que se recusou a fazer parte de tudo o que prejudica a nação, promovendo o que a torna melhor.

Um exemplo foi a homenagem no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 1° de junho (foto principal da matéria), pela importância do trabalho social que o grupo realiza há 8 anos junto à sociedade brasileira, conscientizando e livrando os jovens do caminho das drogas e da criminalidade.
Durante a sessão de homenagem estavam presentes diversos coordenadores estaduais do movimento, olíder do FJ em todo o Brasil, pastor Jean Madeira, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) – que se aproximou de Deus por intermédio do Força Jovem e hoje é bispo da IURD, e mais de 500 jovens voluntários do projeto, de várias partes do País.
Atos solidários
Hospitais, creches públicas, orfanatos e asilos são apenas alguns exemplos de lugares em que o apoio físico, psicológico e espiritual é necessário. O Força Jovem não deixa isso barato: move tudo o que pode para fazer a diferença na vida das pessoas que dependem da ajuda dessas instituições.

Visitas clínicas tornam o difícil dia a dia de internados em hospitais menos pesado, com um precioso alento espiritual levado, muitas vezes, nas piores situações pelas quais essas pessoas passam. Seja divertindo, seja dando atenção pessoalmente, os integrantes da FJ mostram que a esperança existe, e que a fé é real.

Frequentemente, o FJ realiza campanhas de doação de sangue, algo tão necessário em hospitais de todo o Brasil – e uma demonstração de solidariedade das mais nobres.

Alimentos e material de higiene pessoal são arrecadados e distribuídos a essas instituições em diversos eventos ao longo de todo o ano, em todo o Brasil e no exterior.
Exercício da fé
O Força Jovem faz muita diferença no social, mas é um movimento, sobretudo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e o espiritual é prioridade, embora as outras áreas também sejam muito importantes. Acaravana Atos dos Apóstolos, por exemplo, percorre todo o Brasil formando futuros homens e mulheres de Deus. Jovens são libertos e passam a entender o que é viver sob a orientação de Cristo, a ocupar seu lugar na eterna guerra entre as luzes e as trevas.

A caravana dá os passos iniciais que levarão o jovem a um ato muito importante para a vida espiritual: o batismo, a partir do qual a pessoa é oficialmente nova criatura, com Jesus como seu senhor e Salvador. Muitos jovens percebem, durante o evento, que querem servir a Deus no altar.

Por meio destas e de muitas outras atividades de seus grupos, o Força Jovem Brasil mostra que a vida pode ser rude para milhões, porém, em Deus tudo é possível, e a Sua juventude será de grande relevância nos tempos difíceis que se aproximam, nos quais só quem está ao lado de Jesus vencerá. E essa guerra é vencida em pequenas batalhas do dia a dia, exatamente o foco do trabalho dos jovens da Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

DEIXE SEU RECADO