sábado, 7 de julho de 2012

Organize seu dia

Separe ao menos 15 minutos da sua manhã para pensar em tudo o que precisa fazer.




Fica a pergunta: por onde começar? “Uma pessoa organizada facilita sua rotina e consegue facilmente se planejar tanto para o horário do expediente de trabalho como nas questões pessoais relacionadas ao ambiente familiar e também amoroso. Mas isso é uma realidade que nem sempre a maioria das pessoas consegue”, comenta a psicóloga Noélia Garcia Lima.

De acordo com a especialista, simples atitudes podem melhorar consideravelmente o dia e economizar seu tempo, evitando transtornos. “O primeiro passo é fazer uma organização mental de todas as tarefas e informações de como deverá ser cada compromisso. Separe ao menos 15 minutos da sua manhã para pensar em tudo o que precisa fazer naquele dia. Se for necessário anote em um papel para relembrar. Isso não quer dizer que tudo sairá conforme o planejado, mas ao menos facilitará”, ensina. Ela explica ainda que tudo é questão de costume, no começo é preciso focar, mas com o tempo se tornará algo habitual.

Em casa

“Ao acordar não profira palavras negativas e evite mencionar que o dia não será suficiente para fazer tudo o que é preciso, dê-se o direito de adaptar as situações. Levante e comece a se organizar mentalmente, se conseguir concilie com o tempo em que estiver se arrumando. Por mais que esteja atrasado ao sair de casa afobado ou preocupado com afazeres domésticos deixados para trás. Deixe para fazer durante a noite ou manhã, caso tenha disposição”, sugere Noélia.
Segundo a profissional, não é possível fazer tudo em um dia só, por isso, enumere as prioridades a fazer dentro de casa. “Apesar de a rotina ser algo cansativo, neste caso é preciso gerar energia extra. Separe as obrigações domésticas pelos dias da semana a fim de evitar aborrecimentos. Não demore muito tempo em um item só, procure agir com rapidez, marque no relógio a hora de começar e imponha um limite para o término”, ensina.
Antes de tudo, arrume sua mesa e conserve a limpeza. “Ela é sua principal ferramenta de trabalho e não deve atrapalhar mais do que ajudar. Mantenha em ordem, deixe lápis, caneta e papel em uma posição fácil. O telefone deve ficar em uma posição que facilite o atendimento. Caso tenha o costume de comer durante o expediente, não deixe embalagens abertas após o consumo, guarde-as, evite que o pacote caia na mesa e tenha que desperdiçar seu tempo retirando os alimentos”, ensina a psicóloga.
Anote tudo o que precisa lembrar e liste também o que foi feito como forma de incentivo. “Quanto menos bagunçado estiver o ambiente de trabalho, melhor e mais produtivo será o decorrer do dia . Até a bolsa ou blusa em cima da mesa pode atrapalhar a sua movimentação”, sugere Noélia.


5 Dicas para agilizar seu dia
Faça um planejamento do dia seguinte e se empenhe para cumpri-lo;
Imagine qual será o cardápio do próximo dia e verifique se tem todos os ingredientes na dispensa;
Separe a roupa da manhã seguinte e tudo o que precisa levar ao sair de casa;
Evite muitos atrasos;
Peça ajuda caso tenha alguma dúvida e não seja autossuficiente a ponto de querer resolver tudo sozinho, mesmo após errar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

DEIXE SEU RECADO